sexta-feira, 6 de junho de 2008

Boatos





Quem faz intrigas sobre a vida alheia quer ter algo de sua autoria, uma obra que se alastre e cresça, que se torne pública e que seja muito comentada. Algo que lhe dê continuidade. É por isso que a " fofoca" é uma tentação. Porque nos dá, por poucos minutos , a sensação de ser portador de uma informação valiosa que está sendo gentilmente dividida com os outros. Na verdade, está-se a exercitar uma pequena maldade, não prevista no Código Penal. " Fofocas " podem provocar lesões emocionais. Por mais inocente ou absurda, deixa sempre um rastro de desconfiança. Onde há fumaça há fogo, acreditam todos, o que transforma toda a fofoca numa verdade em potencial. Não há fofoca que compense. Se for mesmo verdade, é uma bala perdida. Se for mentira, é um tiro pelas costas.

67 comentários:

Marisa disse...

E quando vamos contar uma fofoca a alguém, todos contentes a pensar que lhe vamos dar a noticia do mes, e do outro lado se ouve: ah... sim, pois ja sabia!
Perda a graça toda :P

Olá!! disse...

Há coisas fantásticas, ainda há dias bloguei sobre este tema...
;)))
Prefiro tiros frontais ;)
Bom fim-de-semana
Beijossssssssss

Rute disse...

Detesto fofocas,mas o mundo está cheio delas...

beijocas

Cristina disse...

lembrei-me disto:

Do José manuel Fonseca A.K.A Piotr Kropotkine, texto sobre "O Boato" publicado na "Psicologia Actual"

Todos já convivemos com os boatos mais ou menos sugestivos sobre a natureza e as estatísticas da sexualidade dos colegas de trabalho. Em geral, tratam-se apenas de projecções nos outros, de comportamentos que secretamente se desejariam ter... Há pessoas que vêm em todo o lado gente que subiu na “horizontal” e, fazem circular a sua versão miserável do sucesso alheio sempre atribuível à sorte ou à falta de vergonha. Enquanto, por oposição, o sucesso dos próprios se deve à excepcional perseverança e tenacidade que conduziu, claro está, a uma vida inteirinha de esmerado esforço sempre ético e ao sabor de todos os códigos deontológicos, mas, helas, sempre com um grau de reconhecimento largamente insuficiente, ou sempre marcado por aquele azar dos Távoras que nos acompanha, desde que nos conhecemos, e que nos cerceou o alcançar dos píncaros que amplamente merecemos...

Carminda Pinho disse...

Pois é... e um boato repetido várias vezes, passa logo a ser verdade.
Excelente reflexão, a tua.

Beijos

Maria Manuela disse...

Ainda esta semana tive lá um diz que disse.... Não tenho a menor pachorra para a intriga... Faz-me confusão que as pessoas vivam a vida com os olhos postos nos outros...

beijos

mjf disse...

Marisa

Eu aqui refiro-me a intrigas maldosas...e não brincadeirinhas :=)
Beijocas


Olá!
Mas nem todos são capazes de nos falar ,olhando-nos nos olhos...;=(
Beijos


Amiga Cristina
A inveja ...é uma coisa muito feia... ;=)

Beijocas

mjf disse...

Rute
È bem verdade...infelizmente

Beijocas para as duas lindas


Carminda
Com efeitos devastadores...por vezes!!!

Beijocas



Manuela
Essas pessoas são infelizes, e com vidas vazias...por isso tentam preenchê-la intrometendo-se na vida alheia...;=(

Beijocas

Rafeiro Perfumado disse...

Eu trabalho com 12 mulheres, acredita que conheço bem a figura da "fofoca"... Beijo!

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Olá amiga! É das coisas que mais detesto..dizer algo nas costas de alguém, lançar um boato ou dar-lhe pernas para andar! É terrível! Bjs e bom fim de semana.

Su disse...

há tiros q tb saem pela colatra...opssss

jocas maradas

Jorge Pinheiro disse...

Os rumores e boatos são uma das primeiras formas de comunicação social conhecidas. Incógnitas, incontroláveis e cobardes. O lado positivo é que podemos lançar contra-rumores sem irmos presos.

Anónimo disse...

Por acaso já tinha ouvido falar disso.

André disse...

Conversa de gajas portanto! Passo então para dar um olá :P

Rita disse...

Olha o Rafeiro a insinuar que as "gaijas" são prós na fofoca. Lá no office os maiores fofoqueiros são "gaijos". E quem não gosta de uma boa fofoca??? Para mim valem o que valem, nada!!!
Jokas

Rocket disse...

quem escreveu que um boato dava uma volta ao mundo enquanto a verdade ainda calçava os chinelos ao sair da cama?...esta memória...

Unknown disse...

Interessante este tema dos boatos.

eu vejo-o de forma mais abrangente e transversal.

já houve uma ocasião em que me debati a pensar nesta coisa de ‘lançar boatos’. O termo só por si é um pouco ambíguo. Lança-se boatos como quem atira algo? Ou lança-se boatos por pujantes que são, são algo que consiga lançar?

o que não há dúvida é que o boato personifica ele próprio, (personificar, é outra acção que não assenta mal ao boato. Até parece que estamos a falar de alguém.), dizia eu, personifica a clara e evidente diferença entre homens e mulheres

já reparaste que o homem quando está envolvido num boato, normalmente esse boato diz respeito a ele próprio? Incrível, o homem cria boatos sobre ele mesmo. Normalmente é porque é bom amante, ou porque tem o coiso grande, ou ainda porque já fez muitos engates, ou que consegue beber duas garaafas de whisky numa noite e regressa para casa a conduzir na boa.

a mulher, bem a mulher inventa os mais elaborados enredos, normalmente em torno de uma verdade banal sem história nenhuma, e ao contrário dos homens, a mulher ‘lança o boato’ sobre a pessoa que mais admira. Ou é frígida, ou então é um grande coirão, ou então vai para a cama com o conselho de administração da empresa onde trabalha, (conselho de administração em peso e em simultâneo), para subir na carreira.

torna-se assim evidente que o boato ‘lançado’ pelas mulheres, torna-se mais nefasto à pessoa que é alvo desse boato. O boato no feminino, pode dar processo, ou pode dar estalada, normalmente acaba sempre mal. Já o masculino, acaba sempre da mesma maneeira, «olha, lá está o gajo a gabar-se..»

visto assim e daqui até parece que estou a ‘lançar um boato’ sobre o boato.

Interessante este tema dos boatos.

:|
:)

beijoca

Unknown disse...

Só mais uma coisa.
Por exemplo, vou-te ilustrar essa imagem que mostras aí.

(o gajo da esquerda) - ..estás a ver aquela loura ali ao fundo?
(o gajo da direita) – ahn, ahn!
(o gajo da esquerda) - ...já fui para a cama com ela!

Mentira! Não foi nada, nem sequer a conhece.

agora nem queiras saber o que essa loura esta a dizer da amiga de vestido vermelho que está do outro lado da sala.

:)

bj

SAM disse...

Code RED code RED !!
THE PERVERT IS BACK !!!

Anónimo disse...

Eu, desde sempre detestei esse tipo de comportamento. Cheguei a "pôr de parte" algum convívio familiar e fechar a porta ao convívio com vizinhos, por esse motivo.
Por isso em minha casa todos estamos autorizados a falar mal ou bem de quem quer que seja. Podemos fazer as "fofocas" que nos apeteça, "cortar na casaca" de qualquer vizinho ou conhecido, porque da nossa porta para dentro ninguém tem nada que se intrometer. Mas fora de casa, seja no emprego ou na vizinhança, só falamos do tempo, e um pouco (muito pouco) da nossa vida.
Acho uma tremenda desonestidade falar nas costas dos amigos ou colegas de trabalho para daí tirar dividendos ou, simplesmente, achincalhar.
Não perdoo a pessoas que, conhecendo pouco ou nada da minha vida, têm o descaramento de inventar aquilo que eu, por norma ou por desprezo, não lhes conto.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Já me fartei de rir..só com os coments...
Bem pois aqui deixo meu testemunho..

Já é muito muito mau ouvir as gaíjas alcovitar, nas não se apressem em alvejar-me..lol não não me decapitem sem antes lerem todo...pior que a conversa da Mulher de Sólheiro, é ver a conversa dos homens de Sólheiro, não é como li aqui algures, gabarem-se de feitos nunca sucedidos, ná nada disso isso já é adquirido geneticamente (macho em acção)
é que a meu ver um homem que vive de conversa de solheiro despersonifica toda uma classe , e sim os tempos estão a mudar.. nas o facto é que cada vez mais assisto a um aumento do deboche e lingua nos homens, que atentam contra o pudor de qualquer um seja quem for... e claro que não chegam a ter os pormenores de requinte que a breijeira lingua da mulher adorna o diz que não disse nas ok é lamentavél o aumento de alcobitice, eu no que me concerne não vou dizer que não oiço..pois oiço e parto-me a rir..e claro que não dou asas a fazer disso vida,ou condenar alguem nas de facto hoje a "posse " de uma boa alcobitiçe é um poderoso aliado da ascenção á importancia de cada um, seja no escritorio, seja na ,mercearia da esquina..lamentavel vida vazia que a sociedade nos têm premitido viver...

Enfim...
Por falar em diz que não disse...voces sabem que,,,, lá lá lá..... LOL

beijinho

mjf disse...

Rafeiro

Não me digas que és um " menino" entre as " bruxas"...

Beijocas





Girafinha!
Ouvir todos podemos ouvir...não temos é de o fazer circular...;=)

Beijocas





Su
Isso mesmo...assim é que deviam acabar todos os boatos...


Beijos

mjf disse...

expressodalinha

visto sob esse ponto de vista..mas mesmo assim é de reprovarrrr...

Beijocas




Miguel

Então já alguem te tinha ido " fofocar"???

Beijos



Psycho-mind

Machista ;=)

mjf disse...

Rita
As mulheres andam nisto das fofocas há mais tempo...mas os homens têm-se mostrado bons alunos

Beijos


Rocket
Boa memória ;=)

Beijos

Ka disse...

Eu tenho uma característica que para muitas pessoas representa um enorme defeito: sou muito directa, por vezes demais o que me leva a fazer uns inimigos com facilidade:P

Mas sempre fui eassim e não tenciono mudar :)

Beijinhos e uma excelente semana

Blue Angel disse...

Não sou nada de fofocas e se por vezes, sem intenção, sou indiscreta dá-me vontade de me bater. Á um tempo falei no blog de uma amiga minha ter um namorado novo, o ex leu e... estupidamente tratou-a mal....
Foi sem querer, mas causei dor a quem não merecia.

Agora ainda mais cuidados tenho...

Um beijo

Nivea

Anónimo disse...

há pessoas que vibram com um "disse que disse", e esquecem os telhados de vidro!!!

enfim deve fazer parte da natureza de alguns seres humanos, ou de todos!

boa semana

sonia disse...

Olà miga!!
Olha eu sou totalmente alérgica a essas merdices. Não dou ouvidos, nunca nunca alguém me viu em sitio algum comentar sobre alguém!A minha vida e a minha sogra jà me dão bastante que falar lol
beijinhos

Sílvia disse...

Ando tão cheia disso...detesto e detesto ver-me no meio desse tipo de coisas. Aiii. O pior é que quem fala é quem tem mais que se lhe diga...já dizia a minha avó.

Beijo

PDuarte disse...

Se for verdade não é fofoca, é mais quadrilhice.
Puta que pariu os quadrilheiros.

mjf disse...

jotabê

È bem verdade que as mulheres são "mestres" em fazer a fofoca maldosa á sua vizinha...e os homens são mais o tipo " gabarola"...mas olha que também podem e fazem mal a muita gente....;=)

Beijocas
Bom regresso


Wolf

Gostei da teu comentário...
Pouco ficou por dizer...;=)

Beijocas




Professor Atever

Boa aitude a tua

Beijocas
Bom feriado

mjf disse...

SAM

voltas-te ;=)
Saudades...muitas
Beijocas

ps- não voltes a desaparecer...;=(

Maísa disse...

É.
O diz que disse é terrivel. Do pior mesmo.
Detesto gente intriguista cujo o prazer máximo é falar da vida alheia.
E para não variar existe a verdade de quem conta um conto acrescenta um ponto.
Beijinho e feriado feliz.

mjf disse...

ka
eu também sou muito directa...mas estou a tentar ser mais comedida...;=)

Beijocas


Nivea
No teu caso foi sem intenção...bem diferente da fofoca maldosa...

Beijos




Ondinhas
Mas para reconhecermos que temso telhados de vidro...é preciso humildade e intelig~encia....

Beijos

mjf disse...

sonia...
linda, as sogras costumam dar material de sobra...para a intriga!!!!


Beijos


Silvia
Vedade..são os telhados de vidro....

Beijocas

mjf disse...

p duarte
apoiado...estou contigo ;=)

beijocas



d Atonia
Mas todos sabemos que há pessoas que adoram...


Beijos

Lola disse...

Loira linda,

Os boatos e as fofocas não são exactamente a mesma coisa mas têm o mesmo objectivo.

Não sei bem como reajo a elas porque na altura em que são transmitidas nem sempre as identifico.

Se sei o que são, reajo mal, refilo e devolvo o produto com ar enjoado.

Mas há alguns boatos com fundamento e que são as nossa pequenas maldades ou divertimentos de um quotidiano stressado a precisar de gargalhadas.

Enfim, sem boatos mas com montes de beijinhos

Mahira disse...

Nada como trabalhar com mulheres para conhecer bem esse conceito ... infelizmente!

Mãe Galinha disse...

Tens toda a razão!!

Anónimo disse...

Apavoram-me as fofocas. Há uns anos atrás fui vitima d~e um complô de fofocas. O meu trabalho esteve em causa, tive muitos , muitos problemas e o pior a senssção de injustiça e de ninguéma creditar em nós foi horrivel.
Passados 2 anos a verdade foi refeita, mas a mágoa e a minha reputação ficaram manchadas.
Deposi disso achei sempre que tal não voltaria a acontecer e sentia-me muito feliz por viver à amrgem de fofocas, boatos e intrigas.
Hoje vivo algo parecido, porquê: Inveja, ciúme e falta de caracter.
Não farei anda par ame defender, nada.Aguardo que a verdade venha ao de cimo. Ficarão como amigos os que,apesar de todas as evidências sabem que jamais poderia estar envolvida em coisas tão baixas.
Desafios da vida... Cá estou com todo o meu carácter e o meu fragil coração para aguentar. Sobreviverei; é só mais um desafio.

Gata Verde disse...

Acho que todos nós o fazemos de vez em quando,que mais não seja para o gozo...

Elvira Carvalho disse...

E há gente que vive disso, não é. E outros que vivem para isso.
Um abraço

mjf disse...

Lola

As nossas brincadeirinhas, não são fofocas...são mais pormenores que escapam á maioria das pessoas e que nós captamos e nos divertimos...um nadinho...mas sem magoar ninguem...é só entre nós!!!
Até já

Beijocas


mahira
não posso concordar...há homens ainda com mais capacidades...pelo menos neste aspecto...

Beijocas

mjf disse...

mãe galinha
beijo grande para ti e filhotes




jasmindomeuquintal
muitas magoas e traumas pode ficar dese tipo de boatos..

beijocas

mjf disse...

gata
mas sem magoar...

beijocas


elvira
é a pobreza da existência dessas pessoas...

beijocas, linda

Vício disse...

é engraçado que toda a gente diz detestar "fofocas" e quase todos, de um modo ou outro, as praticam!
quem nunca pecou que atire a primeira pedra...

SAM disse...

essa cyuriosidaee morbida faz-me sempre lembra os animas necrofagos que se alimentam de carne morta, de cadaveres!
tb ha uma lado positivo....ficas a saber quem são e como são as pessoas que l~em essas coisas, não te enganes, nem desculpes so porque conheces as pessoas que lêm fofocas, elas são exactamente isso:mal formadas, frívolas, ignorantes e repugnantes )

beijo doce amiga !

Anita disse...

acho que é uma das formas mais fortes de se magoar alguém...começar uma intriga que normalmente implica sempre maldade :/

beijinhoss

Alprazolam disse...

Todos nós em determinada altura da nossa vida somos alvos de "fofoca"... um nojo!!

Enfim... disse...

looool é verdade mas bem visto quem não as faz hum???

beijinhos

pensamentosametro disse...

O pior é a forma consciente com que algumas pessoas a utilizam como arma de arremesso, quase sempre por motivos fúteis.

Bjos

Tita

conchita disse...

Tens toda a razão, mas infelizmente existem pessoas que só estão bem a falar da vida dos outros, em vez de se preocuparem com a vida delas.
Beijos e uma boa semana :)

Casemiro dos Plásticos disse...

a fofoca é algo que está contido em todos nós e gostamos sempre de cuscar e tal mas acho que se perdeu um pouco o respeito com isso, o que é mau. talvez um dia se mude isto.
beijo e boa semana.

Tá-se bem! disse...

Pois é, mas normalmente, só se "fofoca" quando acontecem coisas más.. porque será?? ;))

Ai esta natureza humana...

Beijo

Sol disse...

Ai as fofocas, fofocas, .... enfim!!

Beijinhos

mik@ disse...

ola mjf
eu quero uma vacina contra essas coisas, principalmente aqui no trabalho novo. detesto intriguices e blá blá blá, prefiro a frontalidade logo.
beijinho

mjf disse...

vicio
bem verdade...mas há fofocas e fofocas...vê se me entendes ;=)

Beijocas


Sam
Todos nós conhecemos o caracter dessas " aves"...;=)

Beijos


anita
mas há sempre maneira d lhe por fim...quando passa por nós...fica.
não há continuidade.


Beijocas

mjf disse...

alprazolam
Qiuer dizer que somos importantes...para quem iniciou a fofoca

Beijos



Enfim
;=)
;=(

Beijos


Tita
Maldade não olha a meios...

Beijocas

mjf disse...

conchita
verdade...verdadinha

Beijocas


casemiro
Talvez...um dia.
Não percamos a esperanças ;=)

Beijocas

mjf disse...

Tá-se bem
Porque será???
Má formação??? falta de chá emm pequeninos???:=)

Beijocas


Sol
Que fariam os profisionais da má lingua???

Beijocas

mjf disse...

milk@
cmo corem as coisasm por aí???
Não deixes entrar a fofoca...;=)

Beijocas
Tudo de bom

Unknown disse...

É o mundo do diz que disse, do ouvir dizer. Existem desde sempre e vão existir para sempre.

É daquelas coisas que temops de aprender a viver com elas.

marinheiroaguadoce a navegar

BlueVelvet disse...

É das coisas que mais temo na vida.
Ando às voltas com uma história destas, já dura há 3 meses e tem-me dado àgua pela barba.
O único engano teu, é que, "às vezes" o Código Penal pune sim.
Por exemplo quando ofende o bom nome ou se transforma em calúnia ou difamação.
Que passe longe das nossas vidas!
Veludinhos azuis

@martasta disse...

As pessoas deviam meter-se na própria vida e deixar de fofocar a vida dos outros pois isso nao lhes diz respeit...
Mas as mentaliddes não são assim :(

bjca xL

Sérgio Pontes disse...

Infelizmente conheço jmuitas pessoas que fazem de modo de vida "o meterem-se na vida dos outros". Pessoalmente detesto isso... mas o que se pode fazer? Eu optp por não alimentar as fofocas, evito até ouvi-las!

cumprimentos

Elle disse...

Concordo completamente. Detesto 'fofocas', ainda mais aquelas que têm como único objectivo magoar e prejudicar as pessoas.
Bom fim de semana

White_Fox disse...

E tb deixa uma má imagem de certas pessoas, por vezes injustamente.