quinta-feira, 26 de junho de 2008

Mais Platão menos Prozac




«Ter problemas é normal, as desordens emocionais não são necessariamente doenças. As pessoas procuram gerir um mundo cada vez mais complexo não precisam de ser rotuladas como doentes, pois, na realidade, elas estão apenas a percorrer um caminho respeitável em direcção a uma vida mais digma de ser vivida.»

Lou Marinoff

Se seguíssemos os sábios conselhos do autor e conseguíssemos ver as nossas frustrações, perdas e dilemas pessoais sob uma perspectiva filosófica, certamente o mundo seria melhor e, possivelmente, a indústria de antidepressivos estaria em vias de enfrentar uma grande crise.

61 comentários:

Anónimo disse...

The nice thing with this blog is, its very awsome when it comes to there topic.

Anónimo disse...

Ora nem mais, principalmente quando oiço pais a dizerem que vão levar as crianças, cada vez mais pequeninas, ao psicológo pelo simples facto de não acharem normal certas atitudes que os pequenos têm...ou porque choram, porque não estão atentas ou melhor ainda, porque são infantis...
O mundo está mesmo complicado, mas temos que encontrar o melhor caminho para o entendermos e viver nele.
Sempre houve desordens emocionais, dilemas, perdas e frustrações...alguns eram considerados doentes, mas a grande maioria conseguia ultrapassar estes problemas sem ajuda de medicamentos que não fazem mais que dar a sensação de se estar bem...
Escolhe-se o caminho mais fácil...
Beijinhooos,
maria

Miguel disse...

eu ando a precisar de umas doses valentes de prozac no sangue lol :P

beijinho

André disse...

Filosofias a mais já a vida tem ou querem as pessoas que assim seja! Não é por ter um pensamento filosófico que o facto de ter uma depressão, andar mal com a vida ou o que quer que seja vai fazer isso mudar, sou eu e mais ninguém e muito menos iriam salvar o mundo!

Alprazolam disse...

detesto anti-depressivos... viva os ansiolíticos :D

sonia disse...

Eu sempre pensei que era forte e que nunca na vida, com toda a merda que vivi em pequena e que consegui lindamente ultrapassar por me concentrar nos estudos, ia entrar numa depressão!Aos 31 anos, chegou um momento onde tudo me fazia confusão.Comecei a chorar, a gritar desesperadamente, nada me dava alegria de viver, nem a minha linda filha, nem a familia presente, nada!Sentia-me sozinha, mas não queria ser acompanhada.Fui parva com todos.Queria desaparecer, fechar a porta e nunca mais voltar.Fui violenta verbalmente e fisicamente.
O que me salvou foi sim ir ao psiquiatra.Bemditos remédios que me acalmarem os nervos, que me trouxeram novamente paz e tranquilidade.Voltaram a pôr-me no caminho da felicidade.Voltaram a tranquilizarem-me para dizer STOP não preciso desta merda. Vou ser forte novamente e deixar-me de tretas.
Portanto desculpem mas não concordo que seja um "caminho mais facil".Foi o caminho que numa altura da minha vida me salvou.E acho que so devem falar aqueles que ja passaram por isto.
Beijinhos

mjf disse...

sonia!

Há casos em que os anti-depressivos são necessários e até imprescendiveis...como terá sido o teu caso...
Há. no entanto, hoje a moda de evitar o sofrimento recorrendo ao enganoso caminho mais simples...ficar entorpecido com os medicamentos...e adiar as resoluções e eventualmente o sofrimento...não é o caminho melhor...
Eu falo do que sei...embora não tenha passado por uma depressão...mas lido de perto com elas ;=)


Beijocas

Sally disse...

Eu estive à beira de uma depressão, felizmente estou a ultrapassar bem sem tomar os anti-depressivos que o médico me receitou, é nestas coisas que vejo o quanto sou forte! Tenho um medinho a comprimidos.. ui ui!

Gi disse...

Eu sou uma grande sortuda, Maria Joquinha.

sonia disse...

Ola mjf!
Claro que muitos andam a entrar numa "moda" nova e que não deviam.Que deviam saber enfrentar a realidade sem fujirem para essa saida mais facil.
Mas depois também hà outros pois!Eu sempre enfrentei tudo e digo-te que sempre pensei "consegui passar esta etapa, nada neste mundo pode destruir-me, nada, jà passei pelo pior.A vida agora so pode ser melhor."
Mas o encaixar, engolir, aguentar, ferver por dentro e nem sempre explodir, leva muitos como eu num tunel bem profundo.
Alguns saem outros continuam là dentro. Não é assim tão facil sair desse buraco.
E penso que muitos que nunca passaram por treta alguma não sabe dar o devido valor a este tipo de sofrimento.Como vês...ainda tou sensivel a este tema.Deixei as porcarias so ha uns meses.Tou mais forte, mas...recaidas sao sempre possiveis.
Espero que não levaste a mal os meus comentarios.
beijinhos

Lola disse...

Loira mais linda,

O Prozac e o Valium ajudam e dá menos trabalho:)))

Beijos grandes

mjf disse...

Lola linda!!!
Olha que ainda alguem acredita...:=)
Tens de dar bons exemplos...
Senão na proxima tiro-te os frascos de fluoxetina e diazepam ... ;=)
;=)

Beijocas
Vai descansar

mjf disse...

Gi
Amen...;=)

Beijocas

BlueVelvet disse...

Entendo o que dizes, mas este é um tema sensível.
Eu tive uma depressão em 98 que me deixou 3 meses sem andar, e posso garantir-te que se não fossem os alprazolams as fluoxetinas e as amitriplinas tinha flipado.
Felizmente saí dessa, mas há quem não saia, ou saia para um lugar de onde não se volta.
Como uma amiga do meu filho, com 20anos que anteontem se suicidou.
Amiga, este tema é muito sensível.
Beijinhos e veludinhos azuis

Carminda Pinho disse...

Ora aqui está um tema muito complexo, porque cada caso é um caso.
Por vezes a força de vontade não chega para evitar a ida ao psi, e tomar os famosos antidepressivos.

Beijos

Anónimo disse...

agora imagina...teres uma depressão e o médico receitar-te determinados medicamentos e trocar os horários, ou seja, quando precisas de estar activa...só queres dormir, e quando precisas de dormir so queres dançar e saltar.
conclusão: o médico estava mais doente do que eu..e tv por isso tentou mandar-em bugiar...eheheh!
valeu-me um marido mto atento ao problema...

bjo...bom fds

Vício disse...

concordo porque sempre achei que a filosofia é o melhor remedio para as insonias mesmo que causadas por frustrações!

Sunshine disse...

Olá!
Eu também achava que este tipo de medicamentos era a saída mais fácil, a dos "fracos". A verdade é que a vida está cadaq vez mais complicada e cada vez temos menos suportes, o que, por vezes, faz com que não consigamos lidar com certas situações. Quando há ano e meio me foi diagnosticada uma depressão chorei "baba e ranho", não queria ter uma dep+resso e não queria Prozac ( medicamento alvo de piadas). Um dia, numa aula, olhei para o quadro e não fazia idéia do que lá estava escrito, o que queriam dizer aqueles símbolos, se estava ceto ou errado. Apercebi-me que não estava bem. Passei dois meses e meio em casa...Como a minha médica explicou os anti-depressivos não mudam a nossa vida, mudam a perspectiva pela qual a vemos. Não a passamos a ver às bolinhas cor-de-rosa, mas os medicamentos funcionam como motor de arranque, depois é preciso força de vontade. Eswtou a fazer o "desmame" e conto no final do Verão já não estar com medicação.
A questão que aqui colocas, também a coloquei à minha médica.
Beijinhos

SAM disse...

eu como gelados e dou berlaitadas....é o meu prozac caseiro!lololool
beijos doces e bom fim de coiso amiga!

Francis disse...

O problema é que são essas mesmas pessoas que se entregam por tudo e por nada. As pessoas já não conseguem gerir os problemas sozinhas, tudo parece o fim do mundo, quando são apenas obstáculos e fases de uma vida inteira. Vamos logo a correr para um psiquiatra, ai que faço da minha vida, tenho que decidir entre ir de fim de semana ou jantar a casa da sogra.
Deixámos-nos levar nesta dependência, agora safem-se. lembra-me a questão dos crédiots, a culpa é dos bancos, nós não sabemos fazer as contas, mas o banco é que tem culpa porque ofereceu.

Como diz o Pulha Garcia, do blog obomsacana, "Trava Abílio, que agora é a descer!"

Anónimo disse...

O problema é que os números provam exactamente o contrário. Que os antidepressivos cada vez são mais vendidos.

Meio mundo anda deprimido e não sabe porquê!

Bom fim-de-semana.

Dualidades JP

Patti disse...

Sou forte por natureza, sempre fui.
Não me revejo numa situação de mó de baixo ou negativismo.
Mas tenho perfeita consciência que não estou imune a nenhuma doença. Ninguém está. E é isso a depressão.
Uma doença séria.
Muito séria mesmo. Das doenças mais incompreendidas de todas e não basta seguir conselhos sábios para fugir a ela.
Há mesmo quem com medicação adequada seja um depressivo toda a vida.
E ninguém sabe. Ninguém nota e ninguém vê. Ninguém entende.
Toda a gente se afasta.
Neste assunto, estou em completa sintonia contigo, Blue.

Agora tomar medicamentos para chiliques, achaques ou problemas do dia a dia, por dá cá aquela palha, é outra coisa completamente diferente. Aí talvez os conselhos do Lou já sirvam, mas duvido, há quem goste muito de ser assim; carpidor de mágoas profissional.

Marisa disse...

O problema é que não conseguimos ver os nossos problemas com esse distanciamento, só quando os problemas já estão resolvidos. Aí sim dizemos: afinal não era preciso toda aquela ansiedade, podia ter tido mais calma, etc, etc.

Anónimo disse...

Ainda bem que me lembraste... hoje ainda não tomei os comprimidos...

Laura disse...

Olá nina. Realmente...e graças que nunca vi um prozac nem algum primo dele!... Nada de antidepressivos (o tratamento por vezes ou na maioria das vezes está na nossa cabecinha) pena as pessoas se virem logo para as embalagens, e assim se pensarmos bem, as coisas vão passando...
Beijinho grande da laura.

Lúcia Laborda disse...

Com certeza, minha amiga linda! O mundo caminha nessa direção, porque as pessoas não têm tempo de olhar pra dentro de si. Não tem como se dar um tempo.
Bom fim de semana! Beijos

Jorge Pinheiro disse...

Inteiramente e acordo. Mas às vezes há períodos/acontecimentos que requerem tratamento Prozac que, aliás, não é um típicoanti-depressivo. O problema é a banalização e o facilitismo.

Anónimo disse...

Concordo! Passei por um período muito triste e chorei bastante, ams recusei-me sempre a aceitar que tinha uma depressão. Desgosto de amor é para ser curtido e não tem nada a ver com depressão...
bjs

Alien8 disse...

MJF,

E, levando o discurso até às últimas consequências, nem deveríamos precisar de médicos:)
Ao teu Platão atiro o meu Sócrates: "Conhece-te a ti próprio" - logo (dedução abusiva, mas dá-me agora jeito), "Cura-te a ti próprio." Ehehehehehehehe!

"Mais Platão menos Prozac" é um grande título. E, brincadeira à parte, o Marinoff tem razão. Aliás, os rótulos são bons é nas embalagens...

Beijos.

Maísa disse...

De facto é de lamentar quando as pessoas não conseguem resolver as suas situações, mas ainda bem que existe medicação que ajuda.
Eu até à data nunca precisei, mas não estou livre de precisar.
Beijinho.

PDuarte disse...

Fazer isto é o meu anti-depressivo.

o Pedreiro disse...

Nao querendo ser injusto com pessoas que realmente enfrentam problemas, parece-me mt "fashion" ter stress, tomar coisas pro stress e combater esgotamentos!!

Parece-me q a mensagem q deixas é deliciosa.... pq problemas, sempre havemos de ter..

Su disse...

obvio ...ter problemas é normal....
saber lidar ou não com eles..eis a questão


jocas maradas de quimicos

Elvira Carvalho disse...

Nunca tomei antidepressivos, nem sei se os havia nos anos 60/70. Mas sei que sim, se não enlouqueci, devo-o ao psiquiatra que me tratou e a uma cura de sono que fiz em internamento hospitalar.
Penso que o ideal era conseguirmos tratar as nossas desordens emocionais de modo natural, mas penso também que se a pessoa o não consegue fazer deve procurar ajuda o mais rápido possível.
Um abraço e uma boa semana

Paula disse...

Ora aí está uma grande verdade!
O problema é que hoje em dia, muitas pessoas optam por seguir pela via mais fácil.
:)
Bjs!

Andreia disse...

Acho que hoje em dia se tomam anti depressivos por tudo e por nada!

MCG disse...

É claro que todos temos problemas. É claro que todos vivemos desordens emocionais.
Afinal, somos pessoas! Sentimos!!!

Prozac ou Platão? Depende das circunstâncias...

cosmic girl disse...

concordo plenamente.
tento encarar a vida e os obstáculos que dela fazem parte, com amor-próprio e muita força de vontade.
prozac não é comigo:P

shiuuuu disse...

Convido-te a participares no desafio do Shiuuuu...
... já experimentaste gritar num quarto escuro?

Anónimo disse...

A doença do foro psicológico é horrivel para a pessoa e para quem convive com ela, um inferno!
Infelizmente.Isto nos casos verdadeiramente graves. Ainda bem que existem medicamentos para ajudar.
Beijinho linda :)

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo. O problema é que a sociedade não tem tempo para dar "tempo" ao organismo de se recompor.
Beijinho.

Rocket disse...

a questão é que os problemas de muitos são superiores a eles, quer em número quer em intensidade. e são problemas novos... daqueles que não vêm no manual de instrucções...

Sorrisos em Alta disse...

E vamos confiar num gajo dependente de anfetaminas????
;o)

Tá-se bem! disse...

É de facto um assunto delicado... Há casos em que a medicação é imprescindível!
Não se trata de meros problemas, mas da capacidade de cada um em lidar com eles..

Beijo e Boa semana :)

Mustafa Şenalp disse...

hi
çok güzel site. :)

Ka disse...

É mais fácil enfiar um prozac pelas goelas abaixo que enfrentar os próprios problemas...pelo menos para muita gente.

Beijocas

ps - Ainda bem que nunca tive de tomar nenhum, acho que com a energia acumulada que tenho ainda me dava uma coisinha má :P

LeniB disse...

depressão: um assunto muito delicado...é uma doença invisível.
bjs

Gata Verde disse...

Infelizmente é o contrário...essa industria está cada vez mais rica!!!

beijos

busillis disse...

Depende da gravidade da situação mas se se conseguir com outras terapias é melhor...Varia de pessoa para pessoa.
Já anda a circular o "Blogzac" :)
Abraço

A Professorinha disse...

Essas filosofias por vezes são difíceis de aplicar na vida real...

Beijos

Casemiro dos Plásticos disse...

depende dos casos pois nem sempre a pensar se chega a uma tranquilidade...é um assunto deleicado.
beijo e boa semana.

Teté disse...

Conheci uma maluca que de manhã tomava comprimidos para lhe darem genica (vulgo, speeds) e à noite outros para dormir...

É, sim, o caminho mais rápido para se entrar na onda pretendida! Mas não deve fazer bem a ninguém!

Agora, claro, é diferente se a pessoa está doente e precisa de uma terapia à base dessas pílulas.

Jinhos!

Anónimo disse...

oRAÇÃO Á MARIA PADILHA PARA QUE JAEM ME AME ETERNAMENTE...

SALVE POMBA GIRA MARIA PADILHA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS! TE PEÇO! ASSIM: AGORA GIRA, VAI MULHER GIRAR AO MEU FAVOR TRAZENDOJAEM PARA mim, PEDINDO ASSIM... Ar move, fogo transforma, Ar move, Fogo transforma Água forma, Terra cura, e a Roda vai girando, vai girando, E a Roda vai girando, vai trazer JAEM de volta o mais rápido possível para perto de mim definitivamente. Que ame somente a mim e me faça feliz. Que não consiga olhar para mulher alguma, que se sinta bem só ao meu lado. Que ele sinta a minha falta e venha ao meu encontro e me peça para que eu nunca o abandone. Que JAEM sinta tesão somente por mim e não consiga mais parar de pensar em nós dois juntos. Assim seja e assim será. Salve Pomba Gira! Salve SETE SAIAS! Salve suas irmãs, Maria Molambo, Maria Padilha, Arrepiada, e todas as outras da falange! Salve SETE SAIAS! Minha boa amiga, mulher de 7 exus, defensora das MULHERES!E DOS HOMENS Salve SETE SAIAS! Minha boa e gloriosa princesa! Conheço a tua força e o teu poder, te peço que atenda o seguinte pedido: que JAEM não durma se não tiver a certeza que estamos juntos; Que o corpo de JAEM queime de desejo por MIM; Que o desejo de JAEM por mim o deixe cego para outras mulheres, que elas não consigam mais vê-lo como homem; Que e outras mulheres nunca consigam fazer com que JAEM sinta desejos para com elas e, prazer, somente EU terei esse poder; Que JAEM deixe de vez de amar, beijar e abraçar QUALQUER Mulher e que não seja eu.Me assuma em seu coração. Afaste dele as OUTRAS Mulheres, que elas não o desejem mais também. Que JAEM me procure a todo instante, HOJE, AGORA, desejando estar ao meu lado, QUE ESTEJA COM SAUDADES, que sempre tenha a minha imagem em seu pensamento em todos os momentos DO SEU DIA. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER você JAEM irá PARAR PORQUE O seu PENSAMENTO ESTARÁ EM MIM. Ao deitar, ao acordar, que tenha sonhos comigo fazendo assim com que me ame a cada dia mais,SE TIVER DORMINDO QUE ACORDE COM SAUDADES DE MIM. Que sinta prazer somente EM ouvir a minha voz. Faça JAEM sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por NENHUMA OUTRA e nunca sentirá. Salve SETE SAIAS! Minha boa e gloriosa princesa pelos 7 exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre JAEM nos 7 nós de suas saias e nos 7 guizos de sua roupa para mim. Agradeço por estar trabalhando a meu favor. Vou divulgar SEU nome em troca deste pedido de trazer JAEM HOJE E SEMPRE COMIGO, para que ele se torne meu e ainda hoje pense em mim e me ligue e retorne logo, pois não conseguirá ficar longe de mim, pois terá medo de me perder, que venha dizendo que me quer sempre junto dele. Assim seja e assim será! E assim está feito! EU PROFETIZO EM TEU NOME,QUE JAEM VAI VOLTAR PARA SEMPRE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, CONFIO NAS FALANGES DE POMBA GIRA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, CADA VEZ QUE FOR LIDA ESSA ORAÇÃO MAIS FORTE ELA SE FARÁ, POR ISSO VOU MANDAR AOS QUATROS CANTOS DO MUNDO PEDINDO Ó MÃE QUE ME CONCEDA O PEDIDO DE ME TRAZER URGENTE JAEM SEI QUE OS ESPÍRITOS DAS FALANGES DE POMBA GIRA JÁ ESTÃO SOPRANDO NO OUVIDO DELE O MEU NOME DE DIA E DE NOITE, ELE DAQUI A MAIS UM POUCO NÃO VAI COMER, DORMIR OU FAZER ALGUMA COISA A NÃO SER SE ESTIVER COMIGO, CONFIO NO PODER DAS 7 ENCRUZILHADAS E VOU CONTINUAR DIVULGANDO ESTA ORAÇÃO PODEROSA, POREM, NÃO VOU VOLTAR ATRÁS, POIS, A PESSOA QUE PEDIR PARA AMARRAR, SE AMARRARÁ, JAMAIS DEIXARÁ DE CORRER ATRÁS DE MIM. QUE ASSIM SEJA E QUE ASSIM SERÁ! E ASSIM ESTÁ FEITO!CONFIE E DIVULGUE!

Mocho Falante disse...

seria vermos a industria farmaceutica a tomar do seu próprio veneno lololol

beijocas

Capitão Merda disse...

Um mundo melhor?!
Se se extinguisse a humanidade talvez...

Força e Vontade disse...

Passe pelo meu blogg!

beijinho

Sorrisos em Alta disse...

Será que a autora do blog está a drunfos e adormeceu???
;o)

mjf disse...

sorrisos em alta
Eu não estou a " drunfos"...mas estou com um traumatismo num dedito do meu lindo pézito drt ;=( e como tal sem disposição para fazer algo...incluindo " blogar"...
Estou com a perna " ao alto" e com muito gelo...no pé!!!!
Mais uma boa dose de mau feitio...e á beira de um ataque de nervos. Mas com um pouco de filosofia...isto vai passar
lol

Beijocas

Alien8 disse...

Ué... cadê as respostas, que as não vejo??? É preciso vir-se dizer que anda a drunfos para se ter uma resposta? EHEHEH! As melhoras do pezinho!
E um bom fim de semana.

Sorrisos em Alta disse...

Não sabia... sorry!!!!

Queres que te dê uma caceta no outro?
Pode parecer que dói, mas, depois, é muito mais confortável teres as duas pernas ao alto que uma para cada lado (salvo seja...)
;o))

As melhoras

Um sorriso só para ti

@martasta disse...

Concordo ctg!
E acho que as pessoas no geral exageram de medicamentos , por vezes a mezinha a avó pode funcionar e não tem os efeitos secundários que tem andar sempre a tomar quimicos...

Mas quando tem de ser, tem de ser! Vou agora mm tomar uma aspira , estou que não aguento lolol
bjca XL