sábado, 19 de abril de 2008

SOLIDÃO









" A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana. A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, e que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro. O maior solitário é o que tem medo de amar... Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa as verdadeiras fontes de emoção... "
Vinicius

56 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Inteiramente de acordo. Assino por baixo. Dispenso as três garrafas de whisky que Vinicius precisava para evitar a solidão.

Rocket disse...

viver.

Ka disse...

Assino por baixo!

Beijinhos e uma excelente semana

Ana disse...

Nada a acrescentar... É que está mesmo tudo dito!

(Vou roubá-lo para mim, espero que não te importes.)

Carminda Pinho disse...

MJF,

Antes de mais, obrigada pela sua visita.
Tem razão Vinícius nesta reflexão sobe a solidão.
Passeei um pouco pelo blog e...votarei para o e, a conhecer melhor.:)

Beijinhos

FM disse...

Sem duvida!
Beijos com Essências.

mjf disse...

expresso da linha:
Mas uma bebidinha ás vezes ajuda a dar de beber á solidão...:=)
Beijocas

rocket:
intensamente
Beijocas

Ka:
vinicius é...aquele sabichão...qu até mete inveja :=)
Beijocas

carminda:
obrigada pela sua visita
volte sempre
Beijocas

fm:
grande fim de semana aí pelo norte...sim senhor, nós por cá..nada
Beijocas

mjf disse...

ana:
olá bom dia, podes roubar á vontade
Beijocas

pensamentosametro disse...

Sem sombra de dúvida. O mais curioso é que uitos que assim vivem +ensam que não são solitários, pensam que são imunes à solidão, usando no entanto mil artifícios para lhe fugir.


Bjos

Tita

Anónimo disse...

Mais uma verdade verdadinha.

Rafeiro Perfumado disse...

A maior solidão é sentir-se só no meio duma multidão...

Beijo!

André disse...

Será!? Um solitário também pode ser aquele que ama incondicionalmente, mas que não é retribuído. Pode dar de si a tudo e todos, amar em particular alguém, mas continuar numa solidão imensa.

Anita disse...

é triste uma pessoa não ter a capacidade de amar...deve ser de facto um sentimento de solidão incrível...espero nunca padecer dele:)))amo todas as pessoas que me rodeiam e, acima de tudo amo a minha vida:)))
o texto é muito bonito:)
beijinhos

carvoeirita disse...

que engraçado...houve ontem alguem que me tentou convencer disso. Que que se existem problemas insuperáveis na minha vida é porque eu não os consigo superar, é porque existe um mecanismo em mim que me impede de avançar...eu não consigo concordar..
a minha solidão provem de não ser amada por quem mais quero e por quem acho que me devia amar.
Olhar a minha volta e ver familias que se protegem, mesmo se já não estiverem juntas continuam a proteger-se.
Eu permaneço perdida num vácuo..e esse vácuo, essa solião é real e constante...eu não me ausento...expulsam-me...
manda-me o link deste gajo o vinicius que eu vou falar com ele!!!
beijinhos

Troca Letras disse...

Um grande texto do poeta
A solidão é uma das coisas que eu mais tenho medo

Gi disse...

A maior solidão é sentir-se completamente só no meio de imensa gente e ter disso consicência.

Obrigada pelos beijinhos e incentivos lá nas minhas casinhas :)

mjf disse...

pensamentosametro:
em relação a isso, há um ditado : "que não há maior cego... do que aquele que não quer ver"...
beijocas

migvic:
em sintonia...:=)
Beijocas

rafeiro:
nem sempre...pode ser uma opção...:=(
Beijocas

Psyco-mind:
ineirmante de acordo
beijocas

mik@ disse...

ola mjf :)
a solidão só sabe bem por custos periodos de tempo. o tempo suficiente pra podermos perceber o quanto gostamos da companhia de alguém e sentimos a sua falta :) de outra forma talvez não fosse assim tão obvio :)
bjinho

Miudaaa disse...

é um mestre este Vinicius,,, viveu e deu muito para perceber o que é a solidão!!!

Façamos dos nossos dias, dias cheios... há tanta gente a precisar de uma mão aberta... de um sorriso... de uma palavra.

Um beijo da miudaaa na tua boxexa do lado direito!!! ;-)

cosmic girl disse...

vinicius de moraes sempre em grande
é lindo ler o que ele escreve. adoro particularmente o "Soneto do amor total":

Amo-te tanto meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te enfim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Beijinhos :)

S. disse...

Excelente reflexão esta do Vinicius!
Cabe-nos a nós não deixar que isso nos aconteça!

Beijinhos

Viajante disse...

Vinicius... sábio poeta da arte de bem amar e ser amado.

Acho que andamos todos muito sós desnecessariamente, e é tão fácil sentirmo-nos acompanhados, basta dar a mão e abrir os braços, sem medos, sem preconceitos, sem inibições sem sentido.
O grande desafio é esse, é saber darmo-nos. Quem ama nunca está só e nunca tem sede.

Beijo grande MJF e obrigado por este minuto de amor ;)

Blue Angel disse...

É um grande erro que cometemos. Quando alguém nos magoa, fechamo-nos em concha para não nos poderem mais ferir. Eu fiz isso á um tempo e só perdi. Perdi a capacidade de sorrir, de ver o lado bom das pessoas, perdi oportunidades de me deixarem ajudar-me.
Um dia parei, abri a minha concha e deixei entrar tudo o que rodeava! Ganhei amigos e algumas desilusões, ganhei aventuras e algumas um pouco mais malucas... mas vivi! Vivi e desta maneira deixei entrar também o amor da minha vida! E agora sou a Felicidade em pessoa no que toca a sentimentos.

O caminho da solidão é muito perigoso... não devemos ir por aí.

Sábias palavras as de Vinicius

Bjoka

Nivea

@martasta disse...

É bem verdade. Quando a própria pessoa não quer sair dessa solidão é angustiante. Para o solitário e para quem o rodeia!


;/

bjca xL

Parvinha da Silva disse...

bonito o que Vinicius cantou, mas.... bonito, bonito mesmo, atraente, apelativo, irresistível é o belo .... vermelho... da imagem. Aiiiiiiiii...



beijo para ti e, se puderes, vai lá ouvir o meu relato de hoje.

Miudaaa disse...

OLááá!!!
Não sou grande apreciadora de Desafios, destes da Blogosfera, mas hoje resolvi, desafiar-te... sabes porquê ??? PORQUEEE SIMMM!!!

Um beijo da miudaaa

Vício disse...

um ser que se fecha só é solitário se não souber viver consigo próprio!
e é por não saberem viver consigo próprias que muitas pessoas tentam evitar a solidão dando-se, e acabam por aumenta-la quando estão rodeadas de outros seres...

Miguel disse...

"a maior solidão é a do ser que não ama"

não poderia estar mais de acordo com esta frase :)

Capitão Merda disse...

Faço minhas as palavras de um dos meus poetas favoritos (José Gomes Ferreira):
"A solidão é boa para não se estar sozinho"!

Beijos

Anónimo disse...

Que verdade. Quem não ama isola-se não da mas tb não recebe.
Bem verdadeiro este excerto que aqui colocaste.
Beijufas de Luz!!

Xisko the kid disse...

Está aí quase tudo.
Está bem descrito.

Xisko the kid disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
As Chamas do Fénix disse...

A maior solidão é estar rodeado de pessoas e sentir que se está só...

Uma Grande Chama para ti... beijos

Olá!! disse...

Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.
Augusto Cury

E quando abandonamos alguém por não conseguirmos furar a carapaça da solidão, sentimo-nos impotentes.

Beijosssssssssssss

Sunshine disse...

O amor é o motor da vida...amar sempre, mesmo quando nos deixam de amar.
Beijinhos

Anónimo disse...

prefiro a multidão à solidão....

tenho pavor de ficar/estar sozinha...mesmo quando a alma me pede para estar só..fico só com os meus pensamentos, mas num sitio onde haja pessoas.

bjo e bom feriado e fim de semana.

Anónimo disse...

Qualquer tipo de solidão é mau. Pior ainda é quando a impomos a nós próprios!

Bom fds.

Dualidades JP

Francis disse...

A maior solidão é a ausência de amor e o maior cego aquele que não quer ver.
Às vezes o silêncio é insurportável.

Rute disse...

concordo contigo.
A solidão é muito triste.

beijinhos

Safira disse...

Aquele que aprende a estar consigo mesmo nunca está verdadeiramente só. E só quando sabemos estar connosco podemos, verdadeiramente, estar com os outros e para os outros, sem medo.
Beijo

Lola disse...

Querida Loira Linda,

"Era uma vez um pequeno príncipe que habitava um planeta pouco maior que ele, e que tinha necessidade de um amigo..."
( in O Principezinho)

Beijos grandes Amiga

Sally disse...

Acho que nunca vou ter esse problema.. I hope!

Bom fim-de-semana MJF :)

Gata Verde disse...

Não podia estar mais de acordo...mas o menino da foto não me parece ser do genero solitário!!!

Beijos

Alien8 disse...

MJF,

Como não concordar com Vinicius?

Um bom 25 de Abril e um beijo.

Cabra Expiatória disse...

É incrível como esse homem sabia tanto sobre tanta coisa....

.... por acaso gosto muito, por isso ficas já a saber que arranjaste mais uma fã :D

Casemiro dos Plásticos disse...

Belo texto, a solição um dos drama que vive e morre em silencio...
beijo e bom fds.

Caxuxita disse...

Gostei...

Solidão é estarmos entre 1000 pessoas e sentirmos falta de uma...


Beijinho

Anónimo disse...

Pois é, temos que nos "abrir" mais, partilhar com os outros o que de melhor e de pior temos dentro de nós (eheheh).
Beijo.

Maísa disse...

Concorco contigo.
Viver não custa. O importante é saber viver.
Beijinho.

Sorrisos em Alta disse...

E se o tal homem gostar tanto, mas tanto de si mesmo, que esteja bem assim?
Sempre tem os orgasmos ao mesmo tempo...
;o)

Beijo sorridente
E óptima semana

Elvira Carvalho disse...

A maior solidão acontece muitas vezes a quem está rodeado de gente.
Bom Domingo
Um abraço

Teardrops disse...

Ía jurar que já tinha comentado este post... mas o blogger volta e meia finta-me, já nem digo nada :P

O verdadeiro solitário é aquele que se sente só, mesmo no meio da multidão...

Deixei-te um prémio, vai lá buscá-lo :-)

Beijinho

Nanny disse...

Há momentos em que sabe bem estar só, mas a solidão, essa nunca sabe bem...

Beijinhos

Su disse...

tudo isso é complicado


depende se a solidão é opção de vida



jocas maradas..sempre

Leonor disse...

Julgava-me solitária, mas a essa luz não sou. Gosto da solidão que pode deixar de o ser a qq momento. É um grande texto de um grande Senhor. Bxs.