
O conceito de saúde varia no espaço e no tempo e está subjacente a todos os seres humanos, constituindo um verdadeiro denominador comum.
Mas o que é a saúde? A definição de saúde proposta pela OMS , não passa de uma mera definição política, porque um estado de completo bem-estar fisico, mental e social é impossível de alcançar, excepto talvez...um orgasmo, mas serve como um ideal.
Há hoje uma tentativa de moralização da saúde, e de punição das pessoas que apresentam certos comportamentos ditos de risco. Ou seja, na perspectiva de muitas pessoas, os " mal comportados" devem "pagar" mais ou então têm de ser preteridos no acesso aos cuidados de saúde, face aos " bem comportadinhos". Esta tentativa de moralização, defende a teoria do saudável, como sinónimo de virtuosismo.
Muitos são os exemplos que podemos avaliar: o caso do tabaco é paradigmático. Passou de um comportamento aceitável, a um desvio, doença, pecado e qualquer dia crime...Está a surgir uma nova teoria, em que a saúde sucede ao céu, a santidade é alcansada pelo estilo de vida, enquanto a procura de prazer leva ao inevitável castigo de doença e morte...
Qualquer dia, se continuamos neste caminho, é bem provavel que possamos ouvir diálogos do seguinte género:
-Sabes, o Zé morreu!
-Ah sim! Como?
-De enfarte agudo do miocárdio.
-Merecia! Comia, bebi, e fumava que nem um desalmado.....