sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Indignação









Não posso expressar por palavras a indignação que senti hoje , mais uma vez ,ao ver á minha frente uma mulher, 40 anos, classe média, com uma carreira promissora, vitima de agressão pelo companheiro...
Agi , sem emitir juizo de valores, pois percebi que esse não fora o motivo pelo qual me procurou, e lá saiu ela com uma serie de papeis para fazer exames de rotina... Já em casa pensei que a questão da agressão ( fisica e moral) é voraz..
A chamada " sindroma da mulher espancada"é uma ausência de explicação para a agressão. A mulher é um passivo saco de boxe. Os homens batem nas mulheres por uma razão muito simples :porque a superioridade fisica é a sua única arma contra um ser muito mais poderoso que eles.. A PANCADA NÃO SUBMETE...IGUALA. (Camille Paglia)
Dizem que as mulheres que apanham durante anos dos seus amantes , tornam-se prisioneiras letargicas, reféns de cerebro lavado ,sem vontade propria..
A afirmação de que as mulheres espancadas , não saiem de casa porque são financeiramente dpendentes dos seus agressores é uma desculpa em que eu deixo rápidamente de acreditar.
Hà um relacionamento sado- masoquista de ambas as partes. Depois da agressão ele fica desesperadamente arrependido, desgostoso, e pede uma segunda opotunidade « nunca mais vou fazer isto«. As sua explicações, a sua ternura , encantam-na e ela perdoa-lhe, mais uma vez... A mulher espancada fica porque pensa que ele precisa dela, que ele é incapaz de cuidar ,de si mesmo ,sem a ajuda dela...Elas ficam ,e vão ficando . Desejo sinceramente ,do fundo do meu coração ,que o que acabei de dizer aqui ,não passe de um desabafo, de um final de dia, deprimente . E que ,aí algures ,uma destas mulheres, tenha coragem ,e faça as malas e parta . Ou então tome uma atitude mais dratica e logo em seguida arrange um bom advogado que "apele á insanidade temporaria"

8 comentários:

Lola disse...

Loira

Nem são as condições financeiras.

Nós até conhecemos o inverso: Elas é que trabalham para a casa e inexplicávelmente ficam e são agredidas física e verbalmente desde sempre.

Não consigo entender.

Parece haver uma predisposição para ser vitima.

Não consigo entender.

Espero que pelo menos as que nós conhecemos tenham a coragem de bater pelo menos com a porta e saiam dessa humilhação permanente


Beijos

Miudaaa disse...

Há razões que a própria razão desconhece, já o dizia, o filósofo.

Como em tudo nesta vida, as razões são sempre diferentes de pessoas para pessoas, mas sejam elas quais forem, todas elas, são fortemente lamentáveis.
Gostei do testemunho, lamento, mas sei que é um testemunho real e não o devemos esconder ou camuflar.
Beijos

Cristina disse...

gostei muito Maria:)

estes testemunhos são sempre muito interessantes.

beijos

mjf disse...

Lola linda
temos de dar força a quem está nesta situação... e ás vezes estão tão perto de nós.

beijocas

mjf disse...

Ola! miudaaa
quando vemos repetidamente situações ,como a referida ,por vezes , ficamos tristes..
Acho que foi o que aconteceu.

beijinhos

asdrubal tudo bem disse...

Atenção que não me passa sequer pela cabeça bater numa mulher mas olha que há mulheres que valendo-se do facto de saberem que não podem apanhar uns tabefes aproveitam para insultar e mal tratar muito homens e isso também não é aceitável.

mjf disse...

Olá!
Asdrubal, eu penso que as mulheres são tão agressivas como os homens. A forma de agressão é que é diferente.(não é fisica será psicologica )Há mulheres que exercem um total e despòtico controle nos seus relacionamentos...

volte sempre...

Strawie disse...

Olá... Pois segui o seu conselho e vim até ao seu cantinho dar uma espreitadela... Gostei muito.
Quanto ao texto, apenas posso acrescentar uma coisa que ouvi outro dia. Um psicólogo tentou explicar não apenas a predisposição para sermos vítimas mas também a predisposição para sermos atacantes... homens ou mulheres, não interessa porque na realidade acabamos por ser iguais... o que ele explicava é que inconscientemente, os supostos agressores já escolhem para si, companheiros que de uma forma ou de outra, são inferiores... ou melhor dizendo (e isto já são palavras minhas), escolhem as vítimas que tenham pontos fracos que são os seus pontos fortes (dos atacantes)... e como os opostos se atraiem...