"Inveja não é querer o que o outro tem ( isto é cobiça), mas querer que ele não tenha, é essa a grande tragédia do invejoso..." Tinham noção da diferença entre inveja e cobiça?
Alguma vez se sentiram invejados por alguém ou já invejaram alguém?
E cobiça? Já cobiçaram?
Na situação do país em que vivemos,
acham que a cobiça seja quase que imposta nas pessoas?
(a velha história, de uns terem mais que outros, o rico e o pobre)
O que pensam vcs destes dois temas?
Divaguem...
46 comentários:
pois...eu ja tinha visto esta diferença!
eu tenho apenas aquilo que posso ter...sou ambiciosa, nao sou invejosa...
mas hj em dia ha mto boa gente que pensa se "ele/a tem eu tb vou ter" e dp...dp veem os problemas e os afins!
beijinho grande e bom week end
ahh não tinham bem essa noção =P
quantas vezes não dizemos q gostávamos ter um t-shirt como a do x? isso é cobiça né?
eu já cobicei, mas acho que toda a gente já o fez..
bjo e bom fim-de-semana :D
O tema do lado esquerdo ou o tema do lado direito? São 2 amigos do peito ...
Brincadeiras à parte: já cobicei e já invejei (já houve coisas que quis que o outro não tivesse, para seu bem), nunca estraguei a vida de ninguém por causa disso.
Não tinha a noção da diferença.
Já cobicei e já fui cobiçada. Atendendo ao conceito de inveja, nunca invejei, mas talvez já tenha sido invejada. Acredito que cada vez hája mais pessoas invejosas, talvez uma consequência da sociedade em que vivemos, que cada vez mais obriga à competição.
Bom fim de semana
Bjs
Quem nunca cobiçou , ou foi cobiçado?!?!?
A inveja para mim é um sentimento mesquinho...
bjs
Cobiça quem a não sente?
Não sou muito materialista e raramente cobiço coisas...se calhar o que mais cobiço são capacidades que não tenho e a vida que em determinado momento tive.
Beijinhos com raios de Sol
P.S. Tinha saudades deste cantinho
Cobiça e inveja apesar de significados diferentes tem uma coisa em comum sao más porque sao elas que fazem com que outros ou nos mesmos nao olhem a meios para chegar ao fim que pretendemos.
Acho que devemos tentar ao maximo que nenhum destes sentimentos aconteça.
Bjs
conheci duas pessoas em ocasiões distintas que afirmaram invejar algumas das minhas qualidades profissionais. com tenacidadde, humildade e capacidade de trabalho chegaram e até superaram o objectivo enunciado...elas próprias tornaram-se um modelo paa mim...
mas julgo que este conceito requer uma nova abordagem...
beijinhos
Em relação a esta foto só sinto mesmo cobiça ;)
Nunca tinha pensado nisso, e a estar correcto o que dizes, o meu conceito de inveja estava errado...
Sempre a aprender :)
Beijos
Como diz o provérbio "divagar se vai ao longe!"
Por mim, prefiro ir longe (e alto) sem passar por cima de ninguém e borrifando no que têm ou que aparentam ter.
Pelo contrário. Dou o que posso.
Agora, por exemplo, dou-te um sorriso a ti
Ser invejada? SEMPRE e não percebo bem porquê...e cobiçar? Claro que cobiço, mas fico feliz pelas pessoas terem isto ou aquilo!
beijinhos a cobiçar um corpo novo lol
Loira linda,
Escolheste uma bela imagem:)))
Mas hoje em dia todas podem ter:)))
Até já aceitam pagamento em suaves prestações:)))
Não sou muito de invejas nem de cobiças.
Sou simples. Vivo bem com o que tenho.
Beijos enormes
eu não vou assumir nada pra não estragar a minha imagem!
"A galinha da minha vizinha é sempre melhor que a minha"!
Acho que a inveja e a cobiça fazem parte do mundo actual. Eu confesso: invejo e cobiço muita coisa. Gostava de ter uma casa maior, gostava de viajar muito, gostava de ter uma enorme quinta, uma casa com piscina, imensos cães e gatos, gostava de ser mais alta, gostava de tanta coisa!
Agora daí a impedir que os outros tenham o que eu gostava de ter... a esse ponto eu já não chego!
Mas sei bem que várias pessoas fizeram o que podiam e o que não podiam para me tirarem o que eu tinha... e conseguiram...
Beijinhos!
Se não sentirmos inveja não sentimos orgulho.
Tem de haver sempre o outro lado da balança para podermos dar valor ao lado bom.
Acho que a cobiça faz parte toda a gente já olhou para isto ou para aquilo que o vizinho tem ou mesmo para as mamas novas da vizinha a pensar "gostava de ter umas assim" mas claro que não queremos que a Sra. fique sem as dela. O pior são aquelas almas com má indole que por vontade delas "se eu não posso ter ela também não há-de ter" isso sim é lamentável mas quer queiramos quer não também há seres humanos (se calhar não são muito) que são assim...
Jokas
Aquele que inveja, é invejoso. E aquele que cobiça...???...Será cobiçoso...???...Bem, não interessa...eu sou cobiçosa...muuuiiiito cobiçosa...ele há tanta coisa que eu queria ter e não tenho, que gostava de fazer e não faço...enfim...invejosa, não sou. Se bem que muitas vezes eu diga "tenho inveja de...", "invejo" isto ou aquilo...mas no fundo...apenas cobiço. Tenho o que tenho e sei bem que tudo o que tenho é uma benção...uma dávida...e sinto-me muito grata por isso.
Já agora, fui vêr o significado de cobiçoso e verifiquei que é, ambicioso...olha, então, nem cobiçosa sou...
bjs
mas que foto tão propicia ao texto lol
gostei muito mesmo :)
Detesto as invejas, só dão dores de cabeça.
beijocas
Ambos feios!
É perfeitamente normal não estarmos contentes com o que temos(ou não temos). Até pode ser saudável, na lógica ocidental não budista. Daí à cobiça ou inveja enquanto "pecado mortal" é diferença entre o 8 e o 80.
Acredito que todo mundo dentro de si tenha essa coisa ...mas desde que seja saudável sem problemas..
Eu agora por exemplo: com 5% do dinheiro do Bill Gates estaria agora no Hawaíi com essa tua música que amei e faria um encontro de blogueiros!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Doida né?
Acho que sim..
Beijo grande minha linda e boa semana.
Entretanto, (e porque já me confessei uma vez, toma mais um sorriso, para que tenhas uma óptima semana.
Chuuuuuuack
Penso que nunca fui invejosa, mas se calhar já cobicei. :)
Nunca entendi muito bem a inveja, pois nunca a concebi no meu modo de ver a vida. Mas já me abriram os olhos para algumas invejas, que eu pensei não existirem.
Para mim, as pessoas invejosas são dignas de pena.
Gostei muito do post! A imagem , então, fala muito por si!:)
Beijinho*
o brasileiro Zuenir Ventura tem um livro intitulado A Inveja que é um estudo interessante sobre este pecado capital. engraçado com parece ser o pecado menos admitido pela maioria... leia se tiver possibilidade
Acho inveja um dos sentimentos mais perniciosos e negativos que existem.
Nunca tive inveja de ninguém, mas infelizmente já sofri por terem de mim.
Cobiça?? Sim, de quando em vez, penso que gostaria de ter algo que alguém que conheço tem, mas se for algo muito útil, nunca mais penso nisso. Se for algo realmente importante, luto para vir a ter.
Beijinhos
Nunca invejei ninguem mas já cobicei, algumas vezes.
Não tinha noção da diferença, sempre a aprender o que é bom!
beijo
MJF,
Para mim, é um bocado difícil estabelecer uma diferença, porque sou constantemente cobiçado e invejado, logo ambas as coisas se misturam em mim numa amálgama complexa, da qual, confesso, tenho alguma dificuldade em libertar-me:)
A vida é dura, realmente... Mas...
Vejamos se consigo arranjar uma distinção que se veja:
Há quem cobice a mulher do próximo (ou até mesmo a do afastado), mas de modo algum a inveje. Aí está! Por outro lado, há quem inveje o dito próximo por causa da sua (dele) mulher, mas decerto não o cobiça. Se o cobiçar, então é capaz de não o invejar por causa da mulher. Isto está a complicar-se... porque há sempre a terceira hipótese, a da dupla cobiça cruzada com a dupla inveja, se é que me faço entender.
Curiosamente, um dos mandamentos biblícos refere-se à cobiça, mas é já a inveja que figura na lista dos pecados capitais...
A propósito, a mulher desse tal próximo deve ser extremamente popular e seguramente atraente, além de velha como o diabo, porque o tal mandamento já lá diz: "Não cobiçarás a mulher do próximo, nem a sua casa, nem as suas terras, nem o seu gado..." - ou qualquer coisa parecida.
Chega de divagação.
No MUNDO em que vivemos, tanto a cobiça como a inveja fazem parte do quotidiano imposto às pessoas pela ordem estabelecida, feita de falsos valores, imoral, indecente. A sociedade de consumo e o materialismo no seu pior. E cada vez pior. O rico e o pobre? Bom, compreende-se de certo modo que o pobre inveje o rico e cobice as suas posses. Mas já não alcanço o sentido de se invejar e cobiçar o carro do vizinho, ou o seu televisor, ou a aparelhagem, ou as sapatilhas, perdão, os ténis, perdão, o téni, como agora se diz nas lojas, e de se dar tudo e mais alguma coisa (para usar uma expressão delicada) para os obter.
Um beijo.
Como se tivesse escrito pouco, ainda tenho a lata de voltar à carga, porque me esqueci de referir a foto, extremamente bem achada. Creio que a senhora do meio poderá invejar a da direita, mas não a cobiçará A ELA (digo eu...), e talvez nem sequer cobice os SEUS, chamemos-lhes assim, predicados; talvez apenas lamente não os ter e/ou ambicione vir a possuí-los. Ou seja, creio que cobiçar um bem de outra pessoa é mais pretender despojá-la desse bem em nosso benefício - o que é muito diferente de ambicionar ou desejar ter o mesmo. E isto também é diferente de ambicionar ter MELHOR AINDA. Esta foto dá pano para mangas, tal como o post...
Olá!
Convidamos-te a conhecer o nosso novo blog.
É um pouco para mostrar como decidimos ocupar as poucas horas livres. Mas é um blog que irá crescer aos poucos.
Aparece por lá!
tens um miminho no caomigo
beijocas
Já me senti invejado e já invejei. Cobiçar... a Nicole Kidman conta?
eu tenho inveja de alguns gajos que têm umas gajas com umas mamas assim! mas pronto, inveja inveja nao tenho. mas gostava que os outros tivessem mais inveja de mim! eh, eh.
Cobiça não, inveja muito menos, a vontade seria mesmo usar outros ajdectivos.
Tertúlia Virtual dia 15. Tema VOAR!
Nem invejosa, nem consumida de cobiça. Se bem que por vezes atenta às aparentes 'injustiças' de quem não vale um chavo e tudo lhe vem parar à mão. Mas este exercício é bom para nos fazer regressar a terreno firme e pensar que não é ter o que se quer que conta, mas querer o que se tem. Só é nosso aquilo que temos, e só com o que é nosso devemos contar. Os outros têm? Bom para eles!
Beijinhos
Cobiçar já cobiçei muitas vezes, mas é coisa de momento, passa depressa.
Inveja se a senti alguma vez foi de modo inconsciente...a maioria das vezes até tenho é pena que algumas pessoas não tenham o que eu tenho e que sei que gostariam de ter...
Fui invejada??? Talvez...já me aconteceu vestir ou usar algum acessório que alguém diz não me favorecer ou dizer que não é o meu estilo e passado um tempo usar o mesmo que eu...
Uma vez num passeio escolar ao norte do país, eu e algumas colegas deixamos que uma cigana nos lesse a mão...disse que eu era muito invejada, para ter cuidado... lol
Beijinhooos :)
Como sou gato, a inveja é um conceito que desconheço...e acho que a minha dona tem aprendido muito comigo...
Não sou invejoso, mas a loira da foto vê-se logo que está roidinha de inveja.
Infelizmente o que mais encontramos hoje em dia é a inveja, esse sentimentgo feio e q traz mau ambiente.
bom fim de semana
:)
Já cobicei sem invejar.
beijos
Estou com o Vicio... também não me vou sujeitar a interpretações erradas e injustas :) ehehehehe
Não nutro esses sentimentos. Tenho um quê de ambição mas não ligo nenhuma para o que os outros têm.
Apenas me interessa o que eu não tenho , e isso , tento conseguir com a minha perseverança , calma e serenamente sem invejar ou cobiçar.
Jokas mjf :)
Claro que já invejei e cobicei, como também já recebi esses sentimentos de volta e até em doses desproporcionadas.
Acredito que podem ser saudáveis quando "consumidos" q.b.
Bjos
Tita
O que a foto tem a ver com inveja ??? Afff!!! Nada. Como você vai saber o que a loira estava pensando nessa hora? coloca outra foto né .
Enviar um comentário