domingo, 7 de outubro de 2007

A dependência do trabalho



A dependência do trabalho é viciante, no sentido de que pode ocupar um espaço desproporcionadamente grande na vida de uma pessoa. Toda a gente conhece a palavra Workaholic, mas não creio que seja um termo preciso. A fantasia de controle, que dá origem á dependência do trabalho, decorre quase sempre da sensação, de que outras áreas da vida estão para além do controle dessa pessoa. Mais especificamente, as pessoas dependentes do trabalho sentem frequentemente que não estão habilitadas a lidar com tensões dos relacionamentos familiares:"Não se esqueça do nosso aniversário" ,"Agora estou a trabalar!" e "Isto é importantisimo!". Todo o trabalho é um recuo, diante de responsabilidades que podem ser verdadeiramente mais sérias do que essa pessoa deseja admitir. Se estivermos a dedicar, cada minuto em que estamos acordados, ao nosso trabalho,devemos interrogar-nos, sobre se isso é realmente uma necessidade, ou uma escolha. O que fazer ,se o trabalho, não tiver uma importância tão grande no dia a dia? Quando nos sentimos á vontade em outras áreas da nossa vida, deixamos de precisar do refugio que o trabalho fornece.

39 comentários:

Lola disse...

Olá Loura linda,

Tu estás a trabalhar muito.

Mas a verdade é que também nos divertimos um bocadito...

Tens uma perspectiva interessante de o trabalho ser uma fuga a um quotidiano menos interessante, mas isso é só para alguns privilegiados... a maioria trabalha porque tem de pagar as contas ao fim do mês.

Mas tens razão para os "viciados" em trabalho, o resto deixa de ser importante.

Beijos

Cristina disse...

nem mais, querida, nem mais!

quanto mais se preenchem os espaços, menos necessidade sentimos do trabalho :)))

eu acho que até era capaz de viver sem, no sentido de obrigação.

beijocas

Carracinha Linda! disse...

Eu acho que nos devemos dedicar ao trabalho na medida certa. Nem muito nem pouco. Eu já me dediquei bastante ao trabalho e no fim a recompensa ao fim de 9 anos e meio foi um pontapé no traseiro. A conclusão a que cheguei é que precisamos do trabalho para pagar as contas no fim do mês, mas não existe dinheiro nenhum que pague para deixarmos de ter vida própria e deixar tudo o resto para trás.

Beijinhos

anamoris disse...

Sinceramente eu tenho uma vida preenchida demais, o trabalho é só uma parte dela, nada mais. Gosto daquilo que faço o suficiente. Mas se por acaso durante tivesse a faculdade de ficar sem trabalhar não me importava nada
Beijos

125_azul disse...

É assim com qualquer "vício", acho.
Mas pareces estar a precisar de preencher um bocadinho mais outros espaços, força.
Beijinhos, boa semana

Vladimir disse...

Tem de haver um ponto de equilibrio, entre o trabalho e as restantes componentes da nossa vida diária, sob pena de sofrermos danos irreparavéis.

asdrubal tudo bem disse...

há realmente algumas pessoas viciadas no trabalho mas muitassão-no ou por incompetência pois não fazem o trabalho quando deviam e outras porque fica bem dizerem que o são.

Chat Gris disse...

Pois eu preferia que a minha dona só trabalhasse MESMO o necessário... Seríamos tão mais felizes :)

Alexandra disse...

trabalho?????? num vou falar disso hoje que é 2 feira e estou amuada com ele

vim visitar a tua casinha, agora mesmo vou ler os post e colocar esta visita em dia e como deve ser

amanhã volto para mais novidades

beijinhos e obrigada pela visita

mjf disse...

Boa tarde Lola linda!
O trabalho com a nossa equipa é sempre um prazer divertido, e somos todos uns "viciados", pelo menos no chá com leite ihihihi...
Até 4ª feira
beijinhos

mjf disse...

Olá amiga Cristina!
Viver sem trabalhar... não sei se iria habituar me. Mas é sempre uma alternativa.( que eu ainda nunca ponderei, apesar de várias pressões familiares).
Beijinhos grandes
Até 4ª feira

mjf disse...

Viva Carracinha Linda!
O trabalho para mim nos ultimos dois anos, foi terapeutico ( a minha filha foi para um colégio na Suécia)e ajudou-me muitoooooooo.
Temos de tomar decisões,e sofrer as consequências...
Viciei-me no trabalho, foi uma necessidade ...
Beijinhos e boa semana

mjf disse...

Boa tarde Anamoris!
A vida é preenchida pelo trabalho, quando queremos...
Eu fiz esta opção nos ultimos tempos por necessidade de estar com a mente ocupada, e fugir á ansiedade, isolamento etc etc...
Beijos e boa semana

mjf disse...

Olá 125 azul ! É verdade o "vicio" é uma adição.
No meu caso, para tentar diminuir a dor da filhota ausente.Ela tem 16 anos é a minha Baby...
No final deste mês vou estar uma semana,com ela,vai ser bom.
Beijos e boa semana

mjf disse...

Vladimir boa tarde!
Por veze, saber onde está ,esse equilibrio é um acto de inteligência emocional...
Obrigada pela visita
volte sempre
Boa semana

mjf disse...

Olá Asdrubal!
Sempre senti que a seriedade é um estado mental muito tóxico, e a pessoa dependente do trabalho, está demasiadamente envolvida com a seriedade: o trabalho é sério, ela é séria em relação ao seu trabalho, e, por conseguinte, deve ser levada muito a sério.
As excepções vêm confirmar a regra!
Boa semana

mjf disse...

Chat Gris!
Tenho cá em casa 3 peludos (o gato Baltazar, o cão Joquinha e a cadela Tininha ) que também ficariam radiates se eu estivesse mais tempo com eles.
Registei a tua mensagem
Boa semana e muitos os ronrons

mjf disse...

Boa tarde!
Já sei o porquê desse amuo com o trabalho ihihihihiii
Grande fim de semaaaaaaaana Até breve

mjf disse...

Boa tarde!
Já sei o porquê desse amuo com o trabalho ihihihihiii
Grande fim de semaaaaaaaana Até breve

Anónimo disse...

Obrigada pela visita! :)

Van Dog disse...

Eu acho que por vezes os donos nem pensam. Vão trabalhando. Se parassem um pouco para pensar, talvez pudessem optar, pelo menos em parte, para terem uma vida mais feliz...

mymind disse...

no meu caso seria os estudos, lol.bm pra td é preciso medidas certas!

mjf disse...

van dog Olá!
Amigo canídeo, tem razão.
Sou muito feliz, quando chego a casa e sou inundada de lambidelas, cheias de baba e de muito carinho.
Muito boa semana

mjf disse...

Boa noite Vampirella!
Acho a Leoa, o Pequenino, o Spoky e a Pucca uns "meninos" lindos
A foto está ternurenta
Boa semana

mjf disse...

mymind Boa noite!
Nada de excessos, logo no primeiro ano...
Boa semana

Alien8 disse...

MJF,

Concordo totalmente. Talvez haja uma ou outra excepção (afinal, há sempre motivos muito variados para tudo e mais alguma coisa), mas basicamente o vício do trabalho esconde algumas carências a outros níveis. Não me canso de dizer que, até no sentido bíblico, o trabalho é um castigo: "ganharás o teu pão com o suor do teu rosto", e assim se acabou o paraíso. Não me canso de citar Agostinho da Silva, que escreveu e defendeu que o trabalho é uma imposição, porque há que ganhar a vida, e só será verdadeiramente compensador em si no dia em que deixar de ser uma obrigação. Mas aí, dizia o Mestre, também deixará de ser trabalho...

Bom trabalho, apesar de tudo!

Beijos.

mjf disse...

Bom dia Alien!
Concordo que o trabalho pode ser visto como um castigo...Mas a maior parte das vezes é feito com prazer...
Beijos

max disse...

há quem viva para trabalhar e há quem trabalhe para viver.

Eu pessoalmente, trabalho para viver e se há coisa que não suporto é ver pessoas a deixarem de viver a sua vida, abdicarem da sua felicidade por causa do trabalho... e para quê?

O emprego é como o futebol, se o treinador optar por uma nova estratégia, poderemos deixar de interessar. Se assim for passamos para o banco ou somos despedidos e ninguem vai-se lembrar dos 35 golos que marcámos nas ultimas epocas e dos pontos e gloria que demos à equipa.

Tanto esforço para quê?
Para sermos infelizes na nossa vida pessoal e proporcionarmos felicidade aos directores e administradores que compram brinquedos super caros à conta do nosso "sacrificio".

LurdesMartins disse...

Olá!
Venho agradecer e retribuir a visita ao meu Auxiliar.
Eu não vivo para o trabalho mas preciso dele para viver e às vezes, sim, às vezes o trabalho também é desculpa para muita coisa...

Beijinhos

Belzebu disse...

Eu posso lá discordar? O trabalho, essa coisa de que todos precisamos, mas só QB, é na maioria das vezes um escape.

Durante uma catrefada de anos, andei assim meio cinzentão, completamente absorvido pelo trabalho e não me dava conta, que havia vida para além disso. Felizmente descobri a tempo de inverter as coisas e hoje só posso estar de acordo contigo!

Aquele abraço infernal!

mjf disse...

Boa tarde Lurdes!
Acho que todos "precisamos" de trabalhar.Este por vezes funciona como escape, para várias situações, com as quais temos mais dificuldades de lidar.
Beijos e volte sempre
Boa semana

mjf disse...

Olá Max!
Quando nos refugiamos só no trabalho, é como mencionei acima , há alguma parte, na nossa vida que, que não está ser administrada com deveria, daí resulta um "desiquilibrio".
Aí procuramos o trabalho com uma "adição".
Obrigada pela visita
Boa semana

mjf disse...

Olá Srº Belzebu!
Ainda bem que estamos de acordo...
Há fases da nossa vida, que valorizámos em excesso o trabalho, e acabamos dependentes dele. Temos de saber "parar...
Obrigada pela visita

Galarote disse...

Encantado com sua visita a meu espaço virtual.

Lisonjeado por seu comentário!

Um beijo em suas mãos,

Galarote (Chickenaholic)

mjf disse...

Olá galarote
Espero que tenha um fim de semana " descansado"
Até breve

Alien David Sousa disse...

E muitas vezes há quem se agarre tanto ao trabalho porque simplesmente não tem uma vida pessoal. Não tem o outro lado.
Kisses

mjf disse...

Olá!
É verdade, as pessoas trabalham , pelas mais variadas razões,além da necessidade de pagar as dividas
Boa semana

Miudaaa disse...

Que palavras tão verdadeiras.
Acontece que na maioria das vezes, estamos conscientes dos passos que estamos a dar, mas resolvemos nao parar... até um dia.
Minha cara amiga, estejamos conscientes de uma coisa (eu pelo menos estou, estive) se não paramos a bem. paramos a mal.
Um Abraço. Gostei e MUITOOO deste alerta.
Estas chamadas de atenção, considero-as importantes. Porquê nao dizer antes, MUITOOO IMPORTANTES.
Um Abraço da miudaaa

mjf disse...

Olá midaaa!
O trabalho ocupa, por vezes mais tempo na nossa vida, do que devia...Mas as opções nem sempre são lineares
Beijos