sábado, 19 de abril de 2008

Perdão



"Os fracos não conseguem perdoar porque o perdão é uma característica dos fortes"...
Será???



SOLIDÃO









" A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana. A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, e que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro. O maior solitário é o que tem medo de amar... Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa as verdadeiras fontes de emoção... "
Vinicius

terça-feira, 15 de abril de 2008

Mas o que é a saude?????





O conceito de saúde varia no espaço e no tempo e está subjacente a todos os seres humanos, constituindo um verdadeiro denominador comum.
Mas o que é a saúde? A definição de saúde proposta pela OMS , não passa de uma mera definição política, porque um estado de completo bem-estar fisico, mental e social é impossível de alcançar, excepto talvez...um orgasmo, mas serve como um ideal.
Há hoje uma tentativa de moralização da saúde, e de punição das pessoas que apresentam certos comportamentos ditos de risco. Ou seja, na perspectiva de muitas pessoas, os " mal comportados" devem "pagar" mais ou então têm de ser preteridos no acesso aos cuidados de saúde, face aos " bem comportadinhos". Esta tentativa de moralização, defende a teoria do saudável, como sinónimo de virtuosismo.
Muitos são os exemplos que podemos avaliar: o caso do tabaco é paradigmático. Passou de um comportamento aceitável, a um desvio, doença, pecado e qualquer dia crime...Está a surgir uma nova teoria, em que a saúde sucede ao céu, a santidade é alcansada pelo estilo de vida, enquanto a procura de prazer leva ao inevitável castigo de doença e morte...
Qualquer dia, se continuamos neste caminho, é bem provavel que possamos ouvir diálogos do seguinte género:
-Sabes, o Zé morreu!
-Ah sim! Como?
-De enfarte agudo do miocárdio.
-Merecia! Comia, bebi, e fumava que nem um desalmado.....



quinta-feira, 10 de abril de 2008

Reconhecer


No fundo há dois tipos de pessoas : as que nos tentam conhecer ( e que nos acham complicados ) e aquelas que, se dão, e nos tornam mais simples e mais compreensíveis. Até para nós.
São estas as pessoas que nos fazem sentir acompanhadas ( e mais simples...) quem nos ajuda a perceber que não estamos sós.
Reconhecermo-nos em alguém...desabafa-nos. Isto é, alivia a angustia de estarmos abafados nas dúvidas com que se constrói a nossa solidão...
E de cada vez que alguém se reconhece em nós...transforma-nos. Olha para além de nós ; olha por nós. Sem que com isso, sobreponha o seu olhar ao nosso.
Talvez , gostar seja, realmente reconhecer ! Reconhecer no sentido de quem se conhece duas vezes. Por fora, e por dentro. E será por isso que, quando olhamos para o nosso coração, nos doa sempre um bocadinho. Porque talvez sobrem as pessoas que olham para nós, e nos achem complicados...Com o tempo, parecem tornar-se quase nenhumas as pessoas que olham para nós...e nos conhecem.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Comportamentos








" Sê tu próprio, incluindo os teus defeitos. Não tentes representar nenhum papel, não finjas : sê tu próprio...um pouquinho melhorado, mas mantendo a tua identidade ".




Vallejo-Nájera